Publicado por: Equipa da Biblioteca | 16 Novembro 2010

O 5º B e a Biblioteca

A turma B do 5º ano, com o apoio da Directora de Turma – Professora Carlota Melo – resolveu dar um precioso contributo para as actividades a desenvolver na Biblioteca… Se pensaram bem, melhor o fizeram! Deitaram mãos à obra e prepararam uns textos muito bonitos sobre a sua ainda curta vida na escola…
Ora leiam!

  • O Primeiro dia de aulas

 No dia treze de Setembro de dois mil e dez, iniciámos um novo ano lectivo. No dia anterior estávamos todos muito ansiosos e um pouco nervosos, porque íamos conhecer uma nova escola, muito maior do que as nossas escolas primárias.

Nesse dia, às nove horas, dirigimo-nos ao polivalente com os nossos pais para ouvir o Director da escola, que nos deu alguns conselhos úteis para esta nova fase da nossa vida e entregou prémios aos melhore alunos dos 5º e 6º anos do ano lectivo anterior. Isso fez-nos sentir vontade de estudar bastante para, no próximo ano, merecermos também aquele prémio.

A seguir, fomos para uma sala de aula para conhecer a nossa Directora de Turma e receber algumas informações acerca do funcionamento da escola e o nosso horário escolar.

Por fim, fomos conhecer algumas partes da escola. Uma delas foi a Biblioteca, onde o professor responsável e a nossa Directora de turma ofereceram a cada aluno um livro do projecto Aler+ e o cartão de leitor. Ficámos com ideia de que este espaço é bastante acolhedor.

No final da manhã, na hora de regressar a casa, já sentíamos a nova escola como a nossa escola.

Texto colectivo do 5º B

  • Partilhando Leituras

No primeiro dia de aulas, todos os alunos do 5º ano tiveram a sorte de receber um livro como presente de boas vindas à nova escola e incentivo para lerem mais.

Na aula de Comunicar em Português, a professora Carlota Melo propôs que cada um lesse o seu livro e o apresentasse à turma, como forma de o partilhar com os colegas e, quem sabe, motivá-los para a sua leitura. Partilhamos, a seguir, algumas das nossas leituras.


“Mimi de Patins”
é o título do livro que recebi no primeiro dia de aulas. Os seus autores são Laura Owen e Korki Paul. Este livro conta a história de uma bruxa desastrada que está sempre a pôr o seu gato em sarilhos. É um livro muito divertido porque está cheio de situações cómicas. Quem gosta deste tipo de histórias não pode perder a leitura deste livro.

 

 

 

 
André Correia, nº4, 5ºB 

 O livro que recebi no primeiro dia de aulas tem o título “A história da menina Tuxa e da Bruxa Trapalhona”. A autora é Maria Teresa Sena de Vasconcelos.

O livro conta a história de uma menina chamada Tuxa que está sempre a perder coisas. Então, os pais estão sempre a zangar-se com ela. Para se desculpar, a Tuxa diz que é a Bruxa Trapalhona, mas ninguém acredita que essa bruxa existe. Um dia, a Tuxa ouve uma risada estranha e quando foi ver que era … será que era a Bruxa Trapalhona? Será que ela existia mesmo e estava sempre a arranjar problemas à Tuxa?
Se querem descobrir mais, têm que ler o livro. Vão ver que vale a pena.

 Matilde Coimbra, nº 18, 5ºB
 

O livro que me ofereceram no primeiro doa de aulas é “Fica em forma”. A sua autora é Helen Greathead e os ilustradores são Rupert Von Wyk e Lyn Gray.

O tema deste livro é o desporto e a sua importância para sermos saudáveis. Tem vários capítulos com informações e conselhos muito interessantes.

Recomendo a leitura deste livro às pessoas que gostam de desporto e de fazer exercício físico e também a quem tem problemas de obesidade, pois este livro tem ideias que nos podem ajudar a ficar em forma.

 

 

 
José Gama, nº 12, 5º B

O livro que me ofereceram no primeiro dia de aulas foi “A raposa azul”. As autoras são Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e a ilustração é de Ana Afonso.

Este livro tem oito histórias tradicionais com mensagens interessantes, mas aquela de que eu mais gostei foi “A raposa azul”. Esta história fala de uma raposa muito bonita e saudável e que tinha uma rica vida. Andava sempre a roubar comida no galinheiro da quinta mais próxima, mas nunca estava satisfeita. Uma noite, enquanto pilhava galinhas, viu um tanque cheio de tinta azul e pensou que se se pintasse de azul se podia transformar num ser exótico. Então podia ir para uma terra distante e resolver todos os seus problemas. Assim o pensou, assim o fez. Mergulhou o seu corpo na tinta, saiu do tanque e começou a caminhar.

Se querem saber como é que acaba esta história, leiam o livro. É muito engraçado. Acho que vão gostar.

 Francisco Mateus, nº11, 5ºB

  • Os Livros oferecidos inserem-se no projecto  Ler+ para Vencer.
  • Ler+ para Vencer
  • O projecto Ler+ para vencer consiste na oferta de um livro a cada aluno que ingressa no 1º ano e no 5º ano de escolaridade. O Ministério da Educação e o Plano Nacional de Leitura (PNL) assinalam o início do ano lectivo de 2010/11 com a oferta de um livro, associando o gosto pela leitura à entrada no novo ciclo de escolaridade.
Advertisements

Responses

  1. gostava que o 5ºD tambem tivesse o titulo ” o 5ºD e a biblioteca

  2. o 5ºD tambem deve ter um blogue.

  3. eu quero um blogue para o 5ºd


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: