Actividades

 

 

  • Espaço Poesia é...

A Biblioteca criou um espaço dedicado à poesia. Pretende-se que os alunos, professores e funcionários libertem a imaginação em forma de poesia… Lida, ou escrita! Para isso foi criado esse espaço. Também estão disponíveis livros que podem servir de inspiração. Sempre que alguém fizer um poema ou escreva uma opinião sobre poesia, esta será colocada no fundo preto…
Boa poesia…

Para mim é como um um refúgio de conforto…. É o pensamento da minha alma escrito em palavras doces e acariciadas! É a forma de sentir toda a raiva que sinto e todas as alegrias que vivo…
É o Mundo para o qual eu olho, por onde as minhas mãos passam, onde os meus pés pisam e o meu coração sente…
É a luz que ilumina e aquece todo o meu viver e que só se apagará quando alguém o esquecer…

Vi um nascer no teu olhar,
A alegria de amar…
Foi nela que vi
Foi nela que senti
Todo o amor que vi em ti…

Diana e Cátia, 9º B

  • O 6.º ano a ler mais… e a partilhar leituras.

Os professores de Língua Portuguesa do 2.º ciclo  propuseram aos alunos do  6.º ano a leitura de obras diversificadas, que estes requisitaram na biblioteca da escola. Após a leitura, os alunos realizaram um trabalho, onde  apresentam o motivo da escolha do livro lido, uma breve biografia do/s autor/es  e  a sua opinião sobre a história.  De seguida,  cada aluno apresentou o seu livro à turma, procurando  motivar os colegas para a sua leitura.

Apresentam-se, a seguir, alguns desses trabalhos, na tentativa de, desta feita, motivar os leitores do jornal O Besteiro a lerem cada vez mais.

Subdepartamento de Língua Portuguesa – 2.º ciclo


Vampiros ou nem por isso de Álvaro Magalhães

O livro Vampiros ou nem por isso é o primeiro da coleção Crónicas do Vampiro.

Este livro conta a história de Valentim, um rapaz que escreve um livro onde relata o acontecimento que o transformou, a si e à sua família, em vampiro. Relata também os primeiros dias dessa nova vida e a forma como essa transformação os afetou a todos: como passaram a alimentar-se, para onde foram viver e o que faziam para escapar ao terrível caçador de fantasmas, Adolfo Mil-Homens, e ao seu assistente, Medronho.

O avô de Valentim é uma personagem muito divertida e torna a leitura do livro muito agradável. Ele é o único que gosta daquela vida e leva tudo na brincadeira, ao contrário do resto da família, que passa a vida a lamentar-se.

 Aconselho a leitura deste livro, pois é muito interessante, e o facto de ter bastantes ilustrações ajuda a compreender facilmente a história.

Cátia Oliveira, 6.º B


O menino que sonhava chegar à lua
de Sally Nichols

A obra que eu escolhi chama-se O menino que sonhava chegar à lua, e escolhi-o por duas razões: em primeiro lugar, porque a capa me chamou a atenção: é de um azul lindo e mostra um menino a levantar as mãos, em frente à lua. Em segundo lugar, porque trata de um rapaz que tem leucemia em fase terminal.

Sam é um rapaz de onze anos que, ao saber que vai morrer, lida com a doença de uma forma positiva e inicia o projeto de escrever um livro onde guarda imagens, onde vai apontando perguntas a que ninguém sabe responder, os desejos que ainda pretende realizar, listas de factos curiosos sobre a sua família, os seus amigos e sobre o mundo que o rodeia… Este livro é também a sua história.

Eu gostei da obra, porque aprendi que, quando temos uma doença, temos que enfrentá-la sem medo. Recomendo este livro a quem precisar de ter coragem, como o Sam!

Diana Alves, 6º C

D. Pimpão Saramacotão e o seu criado Pim Pim de António Torrado

D. Pimpão Saramacotão, um homem de muitos tiques, possuía muitas terras e um belíssimo castelo. Era um senhor muito finório e queria pôr todos os seus criados ao mais alto nível, até ao dia que um deles se despediu. Decidiu, então, pôr um edital a informar que se precisava de empregado.

 A mensagem passou depressa, tão depressa que, no dia seguinte, apareceu um homem de nome Diogo à porta da sua residência para preencher a vaga. Este foi aceite e, o seu senhor vendo que o seu nome não era muito convincente e que muitas pessoas o tinham, atribuiu-lhe o nome de D. Pimpim Saramacotim.

Fartos do seu patrão e das suas ordens, todos os criados se foram embora, ficando Diogo que se queria vingar de tanta “mania”.

Certo dia, um gato que trazia um saco com explosivos entrou no castelo cheio de pressa, sentou-se em cima da palha e provocou um incêndio no castelo. D. Pimpão Saramacotão ficou em pânico, lamentando-se por perder uma das suas maiores riquezas.

Tanta mania é o que dá…

Carolina Figueiredo, 6º D

_________________________________________________________

  • Clube da Biblioteca participa no lançamento do livro de Filipa Duarte, Sublimes & Únicos

A poetisa Filipa Duarte apresentou, na Biblioteca Municipal Tomás Ribeiro, em Tondela, o mais recente livro da sua autoria, chamado Sublimes & Únicos. Foi um acontecimento que envolveu todos os agrupamentos escolares do concelho, tendo sido realizada uma pequena homenagem, por parte dos alunos das diversas escolas.

O nosso agrupamento esteve presente, tendo sido representado pelo Coordenador da BECRE, pelas Professoras da equipa da BECRE, Lurdes Costa e Ana Paula Alves, pela Professora de Língua Portuguesa Bernardina Duarte, pelo Professor Ventura, da Direcção Executiva e pelos Alunos do Clube da Biblioteca (Joana, Sofia, Daniel, Guilherme e Jéssica, da turma B, do 7º ano) que leram poemas da poetisa.

Estiveram também presentes o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António, a Coordenadora Interconcelhia da RBE, Dr.ª Helena Duque e o Presidente da Junta de Freguesia de Tondela, Sr. José Manuel Mendes.

Os nossos alunos tiveram um desempenho muito bom, tendo sido do agrado da homenageada. Também os restantes agrupamentos apresentaram actividades de enorme qualidade.

Eis algumas fotografias dos nossos alunos.



  • Resumo em imagens de algumas actividades já desenvolvidas pela BECRE…
_________________________________________________________
  • Clube de Artes na BECRE…

A Biblioteca está a promover um Clube de Artes para todos os alunos que queiram participar. O clube funciona todas as segundas-feiras das 10.20h às 12h.
Perguntam então:
– E estão a fazer o quê? Pois é, nesta fase estamos a criar variadíssimos marcadores de livros e contamos com a participação de todos os alunos, até porque era bom que cada aluno criasse o seu marcador, deixando assim a sua “marca” nesta actividade.

Traz ideias e faz diferente! Contamos com a tua participação…

A Professora responsável, Margarida Morais

_________________________________________________________________
  • Clube da Biblioteca…

O Clube da Biblioteca está a ser organizado… Por proposta de um grupo de alunos da turma B, do 7.º ano de escolaridade, o Guilherme, o Daniel, a Joana, a Sofia, a Jéssica… O Clube da Biblioteca está em movimento…

Estes alunos, com muitos outros que esperamos se venham a juntar ao grupo, procuram implementar uma nova dinâmica às actividades desenvolvidas pela BECRE.

As principais funções deste grupo serão a observação das regras vigentes na biblioteca, o apoio à organização de concursos, divulgação do filme semanal, ajuda aos alunos em tarefas comuns, representação da escola em eventos, entre muitas outras tarefas…

O Clube da Biblioteca será uma excelente mais-valia para a BECRE e para todo o agrupamento.

_______________________________________________________________

  • Palavras a Caminho

Iniciou-se no mês de Novembro a actividade de leitura expressiva «Palavras a Caminho», coordenada pela professora Teresa Lourenço, com a colaboração dos docentes de Língua Portuguesa do 2º ciclo e da BECRE.

Uma vez mais, os alunos da nossa escola têm percorrido várias turmas para ler aos colegas obras e/ou extractos das mesmas. Pretende-se, desta forma, promover e criar hábitos de leitura nesta faixa etária.

Congratulo-me que, aos poucos, as nossas crianças sintam crescer dentro de si o «bichinho» da leitura e que, no futuro, se tornem reais leitores.

A docente: Teresa Lourenço


Sobre o mesmo assunto, “Palavras a caminho…”, a equipa da BECRE tem estado a digitalizar as capas dos livros escolhidos pelos alunos do 6º ano, turma E, para divulgar pela Escola as leituras preferidas destes alunos. Estão também a ser criadas frases alusivas à leitura, que irão acompanhar as capas.

A equipa da BECRE

__________________________________________________________

  • Visita dos Pais/Encarregados de Educação à BECRE.

No início do ano lectivo a nossa Biblioteca recebeu a visita dos Pais. Foi uma visita curta mas que muito nos alegrou. Acompanharam os filhos, do 5º ano de escolaridade, neste novo percurso de vida. Os alunos percorreram o espaço de forma tímida mas notava-se nos olhos um brilho próprio de quem espera muito desta nova realidade.

____________________________________________________________________

  • Dia Europeu das Línguas

A Biblioteca comemorou, no dia 26 de Setembro, o Dia Europeu das Línguas. Este dia é comemorado desde 2001 por iniciativa do Conselho da Europa, com o objectivo de comemorar e incentivar a diversidade linguística.
A BECRE aproveitou a ocasião e promoveu actividades articuladas com o Departamento de Línguas.

Por ser Domingo no dia 26, as comemorações iniciaram-se no dia 27, não apenas durante um dia, mas sim durante toda a semana. Estiveram envolvidas turmas de todos os anos de escolaridade, bem como turmas CEF.

Na Biblioteca estiveram patentes exposições de livros (em Francês e Inglês),  mapas, jogos didácticos e  material áudio. Os alunos puderam utilizar todos os recursos disponíveis. Foram também apresentados diversos documentáriosvídeo em Francês e Inglês.


Os professores de línguas receberam um convite para se deslocarem à Biblioteca e alguns trocaram a sala de aula pela BECRE. Foi igualmente distribuído um folheto sobre a importância do uso das línguas neste Mundo globalizado.

Curioso foi o desafio lançado aos alunos, na  segunda-feira (27 de Setembro), pedindo-lhes para falarem na Biblioteca apenas Francês e Inglês. Embora sentindo algumas dificuldades, conseguiram, com o apoio dos professores, ultrapassar algumas dificuldades de comunicação.

Alguns professores aproveitaram para desenvolver a aula na Biblioteca, utilizando os recursos disponíveis.

  • Apresentação de Recursos na Biblioteca – Livros, Jogos, Dvd’s interactivos…

Aproveitando a comemoração do Dia Europeu das Línguas, A BECRE apresentou os novos recursos chegados à Escola, com o apoio de verbas atribuídas no Projecto aLer+. Destacam-se livros, jogos didácticos de tabuleiro, dvd’s interactivos, recursos audiovisuais, entre muitos outros. Os alunos puderam manusear livremente todo o material chegado.

  • Dia Mundial da Alimentação

A BECRE  associou-se às actividades relativas ao Dia Mundial da Alimentação. organizadas pela professora  coordenadora do Programa Educação para a Saúde – PES –  Ana Paula Alves. Sabemos que a alimentação assume, nos dias de hoje, uma importância fundamental no que respeita ao bem estar das pessoas. Assim, durante o dia de hoje  – 16 de Outubro – disponibilizámos na biblioteca para todos os alunos interessados, folhetos sobre uma alimentação equilibrada. Foram apresentados ao longo do dia pequenos documentários sobre a alimentação e os problemas que podem ocorrer quando não se promove uma alimentação equilibrada.
Nesse dia, com a colaboração da Câmara Municipal de Tondela (que ofereceu fruta variada) e do CEF de Empregados de Mesa (alunos e professores) foram distribuídos aos alunos batidos de fruta e espetadas de fruta. Foi também visualizada uma apresentação no ecrã do polivalente.



  • Os Professores contam uma história…

Afinal parece que os adultos também gostam de contar história… Foi o que aconteceu na nossa escola. No passado mês de Outubro, numa quarta-feira de sol (se bem me lembro…), a equipa da BECRE esperava ansiosamente pela chegada das crianças do ensino pré-escolar. A razão prendia-se com uma história que lhes iria ser contada. Estava tudo a postos…
No entanto, passados alguns minutos de espera, fomos informados que as crianças não poderiam aparecer. O motivo? Parece que tinham sido os transportes…
– É pena, disse a professora Paula, que nesse dia, lhe tinha “calhado” em sorte o conto do dia…
– Fica para a semana! Assim, podemos ensaiar melhor… referiu.
O professor Vitor, que estava mais do que preparado para assistir ao espectáculo, pensou, pensou, pensou e, passado algum tempo disse:
– Qual quê! Contamos nós a história! Para quem? Para nós, homessa1… E digo mais, pegamos naqueles instrumentos que ali estão e vamos cantar… a história, claro! E se não sabemos, inventamos!
(…) E assim foi… Ora vejam.





1 – Antiga interjeição originada da junção de ‘homem + essa’ (no sentido de quem diz “homem! essa agora…”). Tem o mesmo sentido de ‘ora essa!’, indicando que a pessoa está espantada ou intrigada com algo de que teve notícia. Também é grafada da forma “hom’essa”.

  • As crianças do Jardim de Infância vão à Biblioteca…

A equipa da BECRE está a promover actividades para as crianças dos jardins-de-infância do agrupamento. São actividades simples que constam na leitura de pequenas histórias e de dramatizações adaptadas de livros do Plano Nacional de Leitura (PNL).

Pretende-se que as actividades sejam o mais interactivas possível, recorrendo à cor e imagem, permitindo que as crianças intervenham na história, sempre que desejem.

Por vezes também são apresentados filmes de animação…

Esperamos que as histórias e os filmes sejam sempre do agrado das crianças…

As crianças, quando chegaram ao jardim, pediram às professoras para deixarem desenhar alguns personagens que conheceram… O Alexandre do Mosteiro de Fráguas desenhou o Gato Marau… Ficou muito bonito.
Vejam também a qualidade de outro trabalho! Mais um bonito Gato Marau… Este gato merece, não haja dúvida…


  • O Mundo Mágico de Andersen – Visita à Biblioteca Municipal de Tondela (BMT)

No dia 18 de Novembro de 2010 todos os alunos do 4º ano do Agrupamento foram assistir a um espectáculo, na Biblioteca Municipal, que tinha como título, “O Mundo mágico de Andersen”. As obras abordadas foram: O Rouxinol e a Pequena Sereia.
Esta actividade foi promovida pela equipa da BECRE do Agrupamento em articulação com a Biblioteca Municipal de Tondela.
Deve ser realçado o papel fundamental da BMT e da Câmara Municipal de Tondela na promoção deste tipo de actividades.

Da visita fica o texto criado pelos alunos do 4º ano da EB1 de Vilar de Besteiros.

No dia 18 de Novembro, fomos visitar a Biblioteca Tomás Ribeiro em Tondela. Foram todos os alunos do 4º ano do agrupamento do Campo de Besteiros.

Na biblioteca assistimos ao espectáculo “O mundo mágico de Andersen” que incluía dois contos daquele escritor: “O rouxinol” e “A pequena sereia”, apresentado por um simpático actor argentino da companhia de teatro panda pá. Os finais dos contos eram um pouco tristes.

No fim da peça de teatro, fomos ver uma vitrina com livros do autor Hans Christian Andersen.

De seguida, no hall de entrada da biblioteca, vimos uma exposição de pintura sobre o centenário da República.

Visitámos ainda, a sala de leitura para crianças e para adultos.

A nossa turma gostou muito desta visita porque, além de nos divertirmos, também ficámos a conhecer mais contos de Andersen.

Alunos do 4º ano da EB1 de Vilar de Besteiros

_____________________________________________________________________________

VAMOS AO TEATRO…

Começou como um desafio, mas, mal demos conta, aí estávamos nós, com muita alegria e vontade, a representar uma peça de teatro para alunos de outras turmas e professores. Até os meninos da Pré vieram assistir à nossa dramatização!
A obra escolhida foi “O Novo Computador da Bruxa Mimi”, tão a propósito do dia da estreia: Halloween…
A nossa Directora de Turma sugeriu esta obra e escolhemos os actores: a Liliana fez de “bruxa Mimi”, o Márcio de “gato Rogério”, o José foi o carteiro e o transportador da varinha mágica, o João o motorista do camião do lixo e a nossa brasileira Jéssica apresentou a peça; o papel de narrador e ensaiador ficou a cargo da Directora de Turma, com a ajuda do José, que ía dando ideias.
Já esquecíamos de referir que os professores Nelson e Vitor, de EVT, ajudaram-nos muito, porque fizeram alguns adereços, como: o chapéu da bruxa, a máscara do gato, a nova varinha mágica e o camião http://www.varinhas.r.us.com; os outros foram arranjados pela Directora de Turma.
Representámos já duas vezes esta peça na Biblioteca, com um cenário pintado por nós, no ano passado, e adorámos. Foi muito divertido e achamos que não estivemos nada mal e esperamos ser convidados novamente…

Os alunos do 6ºE


_____________________________________________________________________

O Problema do mês…

O Professor José Rocha pediu para colocarmos o problema do mês, actividades desenvolvida pelo subdepartamento de Matemática – 2º ciclo –  no blog da Biblioteca.
– Claro que sim, respondemos…
E aqui está. Divirtam-de!

Nº 1 – Outubro de 2010 (PDF)

Nº 2 – Novembro de 2010 (PDF)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: